sábado, 10 de setembro de 2011

Sua Canon EOS 60D / 5D em Filmagens de Evento Social. É Possível?

Usando máquina fotográfica HDSLR em filmagens
Canon EOS 60D

Você tem dúvidas que se trata de um paradigma ou revolução no sistema de produzir filmes de alta qualidade? Não é apenas uma previsão, já é fato. Tem profissionais que saíram na frente e estão conquistando clientes do alto escalão, leia-se poder aquisitivo, em eventos sociais. É uma realidade bem próxima de nós, basta para isso se adequar as limitações que estes equipamentos impõe, e por outro lado as incríveis vantagens que ela oferece, podendo você aplicar a linguagem da fotografia aliado ao estilo de cinema ao gravar, e com qualidade sem precedentes neste segmento. Isso bem utilizado e com os devidos acessórios vai fazer da já excelente filmadora HDV utilizada muito para cobrir eventos sociais, como casamentos por exemplo parecer uma Super VHS.
Exagero? Nem tanto, veja só.
·         Um filme que foi inteiramente gravado com câmeras Canon 7D, foi vendido a Paramout pela bagatela de US$ 4 milhões. Foi uma produção independente que tem o nome de Like Crazy, dirigida por Drake Doremus. Os originais produzidos pela Canon 7D surpreendeu pela qualidade até os editores do material, que foi finalizado pelo estúdio Hollywood-DI. Segue um Link de uma entrevista deste diretor (em inglês) http://www.youtube.com/watch?v=uWBQJ_DbHqw
·         A agência internacional de notícias Associate Press já trabalham com a Canon EOS 5D Mark II como ferramenta principal, não só para fotografar mas também para filmagem. “A mudança para este modelo foi um divisor de águas, pela qualidade fotográfica e de video”, falou o vice-presidente da empresa Kevin Roach.

·         O último terremoto no Japão seguido de tsunami foi documentado pelo jornalista Matt Allard, da AL Jazzera e o jornalista Dan Chung do jornal inglês Guardian, utilizaram a Canon 5D Mark II para filmar e fotografar, com linguagem e movimentação de cinema. Confira os vídeos do Matt em http://www.youtube.com/watch?v=uWBQJ_DbHqw e do Dan em http://www.vimeo.com/20987706

  • Alguns fotógrafos de casamento já estão utilizando as HDSLR, para a filmagem, um deles é o Evandro Rocha de São Paulo, considerado um mestre nesta modalidade, que utiliza a linguagem de cinema na cobertura de casamentos, uso essencial de lentes fixas e muito luminosas, em câmeras EOS 5D. Limitado ao foco manual, não se utiliza zoom, áudio necessita captação paralela, pois o original da máquina não é muito bom, enfim é uma maneira completamente nova de se cobrir evento social, mas certamente vale a pena. imagine captar imagens com ISO 3200 ou mais, com uma objetiva 2.8 e ainda sem granulação, num sensor CMOS com praticamente o dobro do tamanho de uma filmadora HDV! Claro, ficará incrível. Vale a pena visitar o site dele, evandrorocha.com.br, no mínimo para entender o marketing das suas vendas.
É caminho sem volta, a própria Sony reconhece o avanço espetacular desta tecnologia herdada das máquinas fotográfica DSLR, e lança equipamentos para filmagem totalmente baseados nelas, que é o caso da NEX-FS 100E, filmadora digital com sensor CMOS de categoria inédita Super 35 mm, como descrito pela Sony, com Sensor de 23,7 x 15,7 mm, usado em câmeras fotográficas. Um dos grandes trunfos é que vai oferecer profundidade de campo equivalentes a da máquina fotográfica, podendo-se controlar de acordo com a abertura da iris, contribuindo para a linguagem fotográfica, e vai ainda compartilhar das objetivas da linha Alpha com uso de adaptador.
NEX-FS 100E

Já temos uma referência de como começar a trabalhar com esta tecnologia. A editora IPhoto lançou um DVD, Como Gravar Filmes com a Canon 5D Mark II , produzido pelo fotógrafo Toni Martin Gilles, que aborda os seguintes tópicos: Tendências e Idéias, Câmeras e Técnica, Acessórios de Câmera, Acessórios de Movimento e Criando uma Cena. Tem 120 minutos e pode comprar pelo site iphotoeditora.com.br.
Aos meus queridos amigos fotógrafos e cinegrafistas fica a sugestão, para já começar a pensar na utilização destes equipamentos, para médio e longo prazo, pois a convergência está acontecendo, meio que nos bastidores ainda, mas  está. Inclusive com a mobilização de uma das principais indústrias do setor, a Sony, já tentando se reinventar para chegar na frente.  É como diz um ditado da época da minha vó, quem chegar primeiro bebe água limpa.
Alguns modelos que gravam em 1080 P:
  •  Canon EOS 60D
  • Canon EOS 7D
  • Canon EOS 5D Mark II
  • Canon EOS 1D Mark IV
  • Nikon D7000
  • Nikon D300 S

Um comentário: