segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filtro UV na fotografia digital. Será que justifica o uso?

A utilização de filtros UV, acoplados a objetiva da máquina fotográfica ou filmadora originalmente serve para a proteção aos raios ultravioletas, muito presente em regiões equatoriais e de grande altitude. Estes raios podem interferir de alguma forma direta na qualidade e cor da fotografia, podendo tender ao tom azulado.
Grande parte dos fotógrafos e cinegrafistas coloca um filtro UV na objetiva do seu equipamento mais para proteção ativa da lente, protegendo de um choque qualquer que venha a danificar o cristal original da lente.
Quando resolvi investir numa lente de qualidade um pouco melhor, e cara também, decidi usar um  filtro assim, visando além da proteção aos raios UV, também a proteção ativa.
Certa noite, fotografando um casamento numa igreja muito clara, e utilizando da luz do cinegrafista comecei a fazer as imagens sem flash. Branco balanceado, ISO 800, velocidade 30, abertura 2.8, estava tudo perfeito, não fosse um porém. Percebi logo no começo, antes de começar a cerimônia que metade das fotos estava dando o nem sempre bem vindo flair, aquelas bolinhas coloridas que aparecem em contra luz. Acontecia com a luz do cinegrafista, luz do teto da igreja, enfim, qualquer fonte de um pouco mais forte.
Pensei, pode ser o filtro. "Bingo", era ele mesmo. Retirei e não houve mais uma situação de flair.
Fui atrás da informação para verificar o que estava errado, e ocorre o seguinte.
As lentes para fotografia, principalmente as originais, são de altíssima qualidade. Envolve milhões de dólares para seu desenvolvimento. É equipamento de precisão que são desenvolvidos para serem utilizados com acessórios originais de fábrica. Seus cristais são projetados de tal forma que já tem uma proteção UV e também revestimentos para se conseguir o melhor da imagem, distorções mínimas e também evitando a ocorrência do flair.
Então o que pode acontecer se colocarmos um filtrinho de origem desconhecida na objetiva? Todo aquele nosso investimento comprando uma objetiva de qualidade pode acabar tendo um desempenho medíocre. Pode ocasionar além do flair indesejado, distorções na imagem e alteração de cor. “Seria equivalente a comprar um aparelho de bluray de ótima qualidade, caprichar no áudio 5.1 da Sony de 1000 W, e na ponta do cabinho amarelo, sim estou falando do ultrapassado RCA de vídeo, ligado a uma TV de tubo de 14”, e ainda por cima mono.
Vai a dica aos meus amigos fotógrafos e cinegrafista: -"Colocar filtro UV somente quando realmente houver necessidade, em situações extremas e de real risco ao equipamento, afinal um tom levemente azulado, fotografando em RAW, nada que nosso amigo Photoshop não resolva fácil. Para proteger a objetiva de choques acredito que o uso do para sol seja também eficiente e traga menor ou nenhum efeito colateral".
Acredito que o filtro UV, na verdade descansa na mesma cama da máquina fotográfica analógica. Descanse em paz então...




Nenhum comentário:

Postar um comentário