domingo, 18 de setembro de 2011

Fita Mini DV - Pode regravar quantas vezes? Tire esta e outras dúvidas.

Se usa profissionalmente não deixe de ler

Vou repassar as impressões e experiência adquirida como editor de vídeo, passando por mim pelo menos 500 fitas capturadas para edição por ano, de marcas variadas e qualidades diversas.
Não tenho a intenção de passar um manual sobre fita mini-dv, somente vou partilhar minhas experiências e pesquisas feitas ao longo dos anos, para contribuir para nossa comunidade de cinegrafistas e vídeo makers. As informações a seguir, uma parte delas foram coletadas a partir de dados fornecidos pelos fabricantes, outras em fóruns na Internet e a maior parte pela minha experiência pessoal na lida com este tipo de mídia. Acredito que os teste e impressões a seguir relatados serão substancialmente úteis a quem procura este tipo de informação.
A melhor fita Mini DV
 Não existe uma fita melhor ou pior, existem sim tecnologias distintas na fabricação entre as principais fabricantes, a Sony e a Panasonic. Esta com sistema de lubrificação a seco e aquela com líquida. Observando estes dois sistemas é que devemos evitar ficar trocando de marca constantemente, pois essa variação de lubrificação no cabeçote da filmadora pode ocorrer de sujar com maior facilidade, obrigando a usar fita de limpeza mais constantemente. O ideal seria quando for mudar de marca, antes de utilizar, passar a fita de limpeza para remover resíduos da marca anterior. É um preciosismo que vale a pena, pois você reduz a possibilidade de drop out. Mas atenção, MUITO CUIDADO com as fitas de limpeza, são muito abrasivas e o uso indiscriminado pode levar a vida útil do cabeçote da sua câmera por terra. Tenho um conhecido que tem uma Sony Z1, que a cada gravação tinha o hábito de passar a fita de limpeza. Resultado “derreteu” o cabeçote em oito meses de trabalho, teve que trocar, e o prejuízo foi enorme. Observe ainda que a fita de limpeza dever ser utilizada apenas alguns segundos, e de forma bem esporádica, veja o manual e siga-o a risca.

Regravando em fitas Mini DV
Você pode regravar quantas vezes quiser numa fita Mini DV, isso vai depender da sua disponibilidade financeira. Se você tiver recursos suficientes e disposição para pagar uma indenização ao seu cliente que pode chegar aos R$ 50.000,00 se perder um casamento pelo reaproveitamento de fitas, você deve reutilizá-las. Se você for do tipo que quer ter segurança que nada vai dar errado não economize esses trocadinhos, não vale a pena. Há de se considerar ainda que fitas reutilizadas de forma profissional  vai acabar  limando seu equipamento, com alta concentração de resíduos no cabeçote por conta de lubrificação ineficiente da mídia. Já tive oportunidade de tentar fazer uma captura para um cliente, usei de todos os recursos possíveis, emprestei equipamentos para ver se conseguia uma captura com qualidade, usando marcar diferentes de equipamentos, chegamos a usar a própria filmadora usada na filmagem, mas não deu. Os drop out vinham a cada 10 segundos de imagem, pulavam quadros, hora aparecia a imagem anteriormente gravada hora quadriculava. E detalhe, a fita foi regravada apenas duas vezes. Meu cliente teve que devolver o valor da filmagem ao seu cliente e está respondendo um processo. Principal argumento do processo: Quanto vale as lágrimas de uma noiva? Pois é, imagina no que vai dar isso...
SP ou LP
Nunca vi ninguém perder um evento por usar esta ou aquela opção de gravação. Mas percebi a incidência maior de drop out no modo da fita em 01h30minh. Pode-se perder, portanto, algo importante. Melhor não economizar também neste item.
Fitas genéricas de maior capacidade
Corra o mesmo risco da regravação de fitas adquirindo este tipo de produto. Além da marca indeterminada, disfarçadas de Sony, são mais finas, correndo o risco até de se romperem durante o uso, embolando no cabeçote e travando a máquina no meio de um evento.  Fita Mini DV compra-se somente original e com nota fiscal. Adianta você caprichar na iluminação, usar um Sony Z7, colocar seu olhar artístico a prova, se preocupar com todos os detalhes e colocar no compartimento da fita uma genérica ou falsificada mesmo, de R$ 6,00, colocando em risco todo o trabalho e o cabeçote do seu equipamento?

Convido meus amigos cinegrafistas e vídeo makers a expressarem suas opiniões pessoais para este assunto, assim como complementar as informações acima. Serão muito bem vindos

Um comentário:

  1. Concordo com você meu amigo. Já tive prejuízos por causa de reutilização de fitas. Agora só uso nova.

    ResponderExcluir