sábado, 17 de setembro de 2011

Sincronizar Vídeos Automaticamente no Premiere Pro CS4 / CS5

Editores de vídeo que atendem a empresas da área de eventos sociais, às vezes recebem materiais um pouco complicados para editar por conta da falta de qualificação de alguns cinegrafistas. Um dos problemas que esporadicamente acontece, e que quando vem toma muito tempo, são aqueles vídeos com duas ou mais câmeras brincado de dar pause a cada 2 minutos. Tive a curiosidade de contar, numa destas ocasiões, que extrema desta vez, quantos cortes uma das câmeras havia feito num casamento. 86 cortes! Isso apenas do começo ao final da cerimônia. A outra câmera foi um pouco mais gentil, não passou de 10 cortes.
Só em pensar em sincronizar essas duas câmeras dá até um desânimo, lembrando que naquela ocasião demorei o dia inteiro só para colocar ordem nisso manualmente, e no dia seguinte comecei a editar o material.  Após uma pesquisa descobri um plugin para o Premiere Pro, na época usava o CS4, que faz esse serviço para nós. Tem também para Final CUT e Edius. O programa chama-se PluralEyes desenvolvido pela Singular Software.
Funciona assim, ele faz o sincronismo tomando como base o áudio gerado pelas câmeras, podem-se usar múltiplas câmeras. Ele faz a leitura do material e coloca tudo no seu devido lugar automaticamente. Se na época daquele vídeo eu tivesse esse plugin não ficaria um dia inteiro para fazer algo que podia ser automatizado.
Passo a passo no Premiere CS4 
Para dar certinho você precisa fazer a captura no Premiere, na opção Scene Detect habilitada. Caso contrário você precisará usar a ferramenta Cut e fazê-lo manualmente na Timeline.
Coloque na 1ª trilha o filme principal com o áudio que será utilizado no filme, o qual será usado como referência. Se a captação de áudio foi externa, use a primeira trilha de áudio para ela, e os demais filmes nas trilhas superiores. Lembre que estes precisam estar cortados para o plugin conseguir movimentá-los para os pontos de sincronismo.
Salve o projeto do Premiere e abra o software Pluraleyes. No PluralEyes, em Open, selecione o projeto do Premiere que você acabou de salvar. Abaixo tem Sequence, selecione a seqüência do vídeo a ser feito o sincronismo. Agora você clica em Sync, e está feito, é só aguardar o programa terminar o sincronismo.
No Premiere Pro CS 5
Como o programa ainda não está atualizado para trabalhar com o Premiere CS 5, tem uma manobra que podemos fazer que elimina esta limitação. Proceda assim. Antes de abrir o Pluraleyes, no Premiere CS 5, já com os vídeos a serem sincronizados devidamente colocados na Timeline, de o comando file / Export / Final Cut Pro XML e coloque este arquivo em qualquer pasta do seu projeto. Isso gerou um arquivo XML. Agora abra o Pluraeyes e clique em Open, abrindo este  arquivo XML que você acabou de gerar e clique em Sync. Quando terminar a sincronização feche o programa, e no Premiere vá em File / Import, e selecione este mesmo arquivo XML. Está pronto, no seu projeto vai abrir algumas pastas, contendo o material todo sincronizado.  
Segue o link para baixar o plugin: (É gratuito para testar por 30 dias) http://www.singularsoftware.com/pluraleyes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário